sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mais de 250 profissionais de empresas privadas participam do Seminário de Operações de Comércio Exterior


São Paulo (14 de junho) - Com o objetivo de trocar experiências e capacitar os profissionais de comércio exterior do setor privado, o Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizou hoje, na capital paulista, o Seminário de Operações de Comércio Exterior, que está em sua décima edição.
 
Durante a abertura do evento, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o Diretor do Decex, Albertino da Costa Filho, destacou a importância de aproximar cada vez mais os técnicos do MDIC dos usuários do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), o sistema informatizado por onde são feitos todos registros e as licenças de exportação e importação, no Brasil. 
 
Segundo Albertino, a aproximação é necessária principalmente em função do crescimento das operações de compras e vendas externas. "Considerando a evolução da corrente de comércio brasileira de 60 bilhões de dólares em 1993 para quase 500 bilhões de dólares, no ano passado, aumenta a responsabilidade do Decex de aperfeiçoar o trabalho. Nós temos muito a evoluir e temos tido o apoio da Secex e de todo o MDIC. Por conta disso, temos feito uma revolução silenciosa", disse ele, referindo-se aos investimentos em tecnologia de informação e no aperfeiçoamento das ferramentas de análise das licenças de importação, controle de cotas e demais procedimentos administrativos.
 
O diretor da Fiesp Roberto Gianetti, que abriu o seminário, disse que tem acompanhado com atenção as medidas tomadas pelo governo brasileiro em apoio ao comércio exterior e citou o Plano Brasil Maior, lançado em agosto de 2011, com medidas para estimular as exportações e desonerar tributos e folha de pagamentos, além de criar mecanismos de financiamento e de facilitação de comércio. Ele  ressaltou a importância do  evento do Decex para esclarecer as dúvidas dos operadores e melhorar o desempenho das exportações brasileiras. 
 
Palestras
 
Na primeira palestra, o coordenador-geral substituto da Coordenação Geral de Licenças de Importação, Mauricio Maragni, falou sobre contingenciamento e informações gerais sobre importação. Em seguida,  o coordenador de Operações de Importação,  Hamilton de Souza, explicou como são feitas as análises de licenças de importação de máquinas e equipamentos novos e usados. No inicio da tarde, o diretor do Decex, Albertino da Costa Filho abriu a programação com uma palestra sobre drawback integrado nas modalidades de suspensão e isenção. O seminário foi encerrado com a participação do técnico da Coordenação Geral de Informação e Desenvolvimento do Siscomex, Rafael Ferreira, que explicou aos operadores as particularidades do Novoex (Siscomex Exportação Web - Módulo Comercial). Além das palestras, os técnicos do Decex atenderam a casos específicos sobre operações de  contingenciamento, licenças de importação, drawback e Novoex. 
 
Acesse as apresentações dos palestrantes
 
Drawback integrado nas Modalidades de Suspensão e Isenção
 
Novoex - Siscomex Exportação Web (Módulo Comercial)
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário