quarta-feira, 26 de junho de 2013

GOVERNO DIVULGARÁ DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE SERVIÇOS A PARTIR DE JULHO

O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro, disse na manhã desta terça-feira (25), que a partir de julho serão divulgados dados mais amplos das exportações de serviços no Brasil, por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv).

"Com esses dados poderemos identificar quais são os setores que mais exportam e mais importam, quais são os serviços mais oferecidos ou qual é a periodicidade das vendas. Com estes números mais abrangentes, poderemos desenvolver mais ações voltadas para essa prática, que hoje é deficitária", comentou durante a 4ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (ENAServ), organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o próprio MDIC, e com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Em 2012, o saldo comercial do setor foi negativo em US$ 39,6 bilhões - mais importa do que exporta -, o que corresponde a uma alta de 8,5% comparado ao ano anterior (de US$ 36,5 bilhões). Não há resultados divulgados sobre este ano. Os números do ano passado fazem parte de uma parceria entre Banco Central (BC) e do Departamento de Comercio e Serviços do MDIC. Segundo Ribeiro, a partir do Siscoserv, os dados serão anunciados com mais frequência no decorrer do ano.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário