quinta-feira, 31 de maio de 2012

União apoia proposta de compartilhamento do ICMS, diz Barbosa


Divisão se daria entre os Estados de origem e de destino de mercadorias compradas por meio de comércio eletrônico.
BRASÍLIA – O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta quarta-feira, 30, que a União apoia a proposta em tramitação no Senado Federal de compartilhamento do ICMS entre os Estados de origem e de destino de mercadorias compradas por meio do comércio eletrônico. Segundo o secretário, o momento para uma solução é agora quando a fatia de IMCS recolhido com base nas compras eletrônicas ainda não é muito representativa. Barbosa disse que a tendência é que o comércio eletrônico cresça ainda mais no Brasil, o que poderia gerar uma nova guerra fiscal entre os Estados.
Barbosa aproveitou a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para se posicionar contra o fim da unanimidade nas decisões do Conselho de Política Fazendária (Confaz), proposição que também tramita no Senado. “Como presidente do Confaz, entendo o desejo de reduzir o quórum, mas não acho que é a melhor medida”, disse.
“Acho perigoso tirar a unanimidade do Confaz neste momento”, afirmou. O secretário argumentou que a unanimidade é importante porque o Confaz tem votos de Estados que decidem sobre a receita de outros Estados.

Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário